Recomendações antes de executar qualquer tarefa ou actividade...

A clara percepção dos riscos associados à execução de qualquer actividade ou tarefa é um passo de carácter fulcral para que seja previamente seleccionado e preparado o equipamento de protecção individual e colectiva mais indicado.

 

Dependo do contexto e particularidades de cada situação, deve-se identificar os EPI mais apropriados no que respeita aos seus materiais e à sua eficácia de protecção, bem como as zona do corpo que devem ser protegidas. 

Os EPI´S

Os EPI's constituem a terceira linha de defesa de um indivíduo perante o risco de acidente na execução de qualquer actividade. Em primeira linha estão as metodologias e procedimentos específicos associados à prevenção e organização da acção. A segunda linha caracteriza-se por meios técnicos de protecção colectiva.

Directiva 89/656/CEE

De acordo com a Directiva 89/656/CEE, genericamente, entende-se por equipamento de protecção individual qualquer equipamento destinado a ser usado ou detido pelo trabalhador para sua protecção contra um ou mais riscos susceptíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objectivo.